“O espectáculo está feito”

6 de September, 2019 | Teatro

Helena Rocha-4.jpg
Helena Rocha coordena Curso de Teatro Musical do Conservatório de Música e Artes do Centro.
 
“A vida é um teatro e temos que fazer com que esse teatro seja musical, porque é só uma peça, não há repetição”. A frase é de Helena Rocha. A professora que vai coordenar o novo Curso de Teatro Musical do Conservatório de Música e Artes do Centro (CMAC).
 
Trabalha há 24 anos com Filipe La Féria. Nas diferentes peças produzidas por Filipe La Féria “faz quase tudo”. É autora, atriz, diretora de cena, cantora, enfim, é artista de corpo e alma e a arte da representação está-lhe entranhada desde sempre. “Sempre tive esta loucura pelo teatro e pela música. Adoro o palco. As tábuas do teatro. Adoro os aplausos. Nada descreve os aplausos de mais de 800 pessoas no final de uma peça”, afirma Helena Rocha.
 
Sente-se privilegiada, pois apesar de sempre ter o sonho da representação, e de estar ligada a varias atividades artísticas amadoras, afirma que a vida lhe proporcionou “um milagre. Caiu-me do céu um convite para trabalhar com o maior encenador português, na maior companhia de teatro em Portugal. Eu era uma pacata professora, embora sempre com este sonho, sempre a inventar textos para revistas, a cantar, como amadora. Como profissional foi a cereja no topo do bolo. O Filipe La Féria convidou-me para trabalhar com ele em Lisboa… e durante 8 anos ia diariamente para Lisboa, conciliando a vida de professora com a de atriz, co-autora e diretora de cena”, conta a professora Helena Rocha.
 
E já lá vão 24 anos, durante os quais sempre trabalhou com Filipe La Féria, nas muitas produções realizadas, sem interrupção.
 
No ano letivo 2019/2020 Helena Rocha vai coordenar o Curso de Teatro Musical no Conservatório de Música e Artes do Centro (CMAC).E apesar de querer que as pessoas percebam que não é o La Féria que ali está, Helena Rocha garante que vai “aplicar tudo o que aprendi com ele neste trabalho que agora vou começar aqui a fazer, sobretudo, vou transmitir o amor que sinto pelo que faço”, diz.
Tem os vícios da profissão de professora que exerceu durante 36 anos, “não gosto de indisciplina. Gosto de disciplina e de rigor” afirma a professora que tem como expectativa “encontrar aqui uma equipa que se entregue de alma e coração”.
 
Helena Rocha frisa ainda que vai “aproveitar as aptidões de cada um e coordenar, encaixar as valências todas que fazem parte do teatro musical e que já existem aqui no conservatório”. Apesar dos meios não serem os mesmos da produções de La Féria, esta parceria com o CMAC vai, certamente, permitir uma experiência única aos inscritos no Curso de Teatro Musical.
Helena Rocha quer, sobretudo, que neste primeiro Curso de Teatro Musical do CMAC “as pessoas tenham prazer naquilo que fazem. Representar é fingir que não se está a fingir”, sublinha adiantando que “o espectáculo está feito!”.
 
Helena Rocha, nasceu em Angola, é atriz e professora licenciada em Filologia Germânica pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Do seu vasto currículo, , destaca-se a participação em vários programas na RTP, tais como “A Filha da Cornélia”, tendo ainda ganho inúmeros concursos televisivos de representação e canto. Gravou vário discos, dirigidos por personalidade do panorama musical português, tais como Fernando de Carvalho e Manuel Viegas. A partir de 1996, começou a colaborar nas produções de Filipe la Féria, tendo colaborado como atriz, tradutora oficial, co-autora e diretora de cena em espetáculos como “Todos ao Palco”, “Saudade do Futuro”, “Faça-se Ouvir”, “O Vison Voador”, “Rosa Tatuada”, “Amália”, “My Fair Lady”, “A Canção e Lisboa”, “Violino no Telhado” e “A Gaiola das Loucas”. Em 2000 participa na série “A Casa da Saudade”, escrita em co-autoria com Filipe La Féria, que foi exibida na RTP, e em 2006 colabora na novela “Floribella”.
 
O curso de teatro Musical será ministrado todos os sábados à tarde, devendo para isso os interessados, realizar uma prova de admissão, no dia 14 de Setembro, a partir das 14:00. os interessados devem submeter, quanto antes, uma inscrição no site oficial do CMAC em www.cmac.pt O projeto será desenvolvido, neste momento, para crianças e jovens dos 10 aos 100 anos de idade, os quais serão separados por faixas etárias com um trabalho específico para cada grupo.