Pré-Escolar


O projeto  da Pré-Iniciação tem como principais objetivos despertar o interesse e a curiosidade pelos fenómenos do som e da música, fomentar uma memória auditiva e o  desenvolvimento de aptidões musicais rítmicas e melódicas e a iniciação à prática instrumental. 

Promovendo a criatividade, a espontaneidade, a coordenação motora,  a capacidade de escuta e o conhecimento e domínio do corpo e do espaço através do movimento. O trabalho realizado com esta faixa etária é predominantemente sensorial, as aulas são compostas de  atividades adequadas à idade, desenvolvimento físico e intelectual das crianças, com estratégias apoiadas em aspetos lúdicos como jogos e brincadeiras, em que a escuta, o movimento, o canto, a imitação e a improvisação são privilegiadas como formas de expressão e compreensão musical. Estas atividades proporcionam uma constante exposição a contextos de realização musical que  acrescentam, enriquecem e transformam a experiência musical das crianças e preparam para o processo de aprendizagem da alfabetização musical.


Crianças com idades compreendidas entre os 3 e os 5 anos, ou seja, crianças em idade pré escolar


  • O Curso de Pré-Iniciação é lecionado por um professor especializado na área.
  • As aulas do atelier tem regularidade semanal, com uma duração de 45 minutos cada.
  • As aulas de instrumento(individual) tem regularidade semanal, com uma duração de 20 minutos cada com um professor especializado no instrumento selecionado (opcional).

Respeita-se o calendário escolar, no que refere a interrupções letivas.

Apresentação

O projeto  da Pré-Iniciação tem como principais objetivos despertar o interesse e a curiosidade pelos fenómenos do som e da música, fomentar uma memória auditiva e o  desenvolvimento de aptidões musicais rítmicas e melódicas e a iniciação à prática instrumental. 

Promovendo a criatividade, a espontaneidade, a coordenação motora,  a capacidade de escuta e o conhecimento e domínio do corpo e do espaço através do movimento. O trabalho realizado com esta faixa etária é predominantemente sensorial, as aulas são compostas de  atividades adequadas à idade, desenvolvimento físico e intelectual das crianças, com estratégias apoiadas em aspetos lúdicos como jogos e brincadeiras, em que a escuta, o movimento, o canto, a imitação e a improvisação são privilegiadas como formas de expressão e compreensão musical. Estas atividades proporcionam uma constante exposição a contextos de realização musical que  acrescentam, enriquecem e transformam a experiência musical das crianças e preparam para o processo de aprendizagem da alfabetização musical.