Pintura e Desenho


Com o seu início no ano letivo 2013/2014, esta iniciativa, direcionada para todas as crianças, jovens e adultos, foi projetada e definida a pensar nos seus benefícios: estas atividades incentivam o desenvolvimento da personalidade e de várias competências como a criatividade, a coordenação, contribuindo ainda para o aperfeiçoamento e fortalecimento de certas capacidades motoras. Podem funcionar como terapia no sentido em que possibilita uma melhor gestão de emoções, sentimentos e frustrações. Estas atividades cativam a atenção do aluno, estimulando a sua concentração máxima, mesmo em ambientes barulhentos. Com o decorrer do tempo, estes níveis de concentração tendem a aumentar. Estas aulas permitem ainda perceber que existem regras a cumprir, limites a respeitar, sendo uma aprendizagem com aplicação transversal.


As aulas de Desenho e Pintura são dirigidas as todas as pessoas (jovens e adultos) que possuam gosto pelo desenho e pintura e desejam aprender a desenhar e pintar, conhecendo os segredos e conselhos práticos das várias técnicas, possibilitando-lhe auto-confiança, relaxamento e autonomia artística.


Na aulas os alunos vão conhecer e aprender a utilizar os diferentes materiais durante o processo de construção dos diferentes trabalhos, desenho, pintura a óleo e acrílico.


O objetivo deste atelier, é o conhecimento e experimentação das diferentes técnicas na iniciação à  aprendizagem do desenho, pintura e colagem. 

A criação artística favorece o desenvolvimento total da personalidade reunindo em harmonia a actividade intelectual, a sensibilidade e a habilidade manual. O desenho e pintura ajuda a desenvolver a percepção, a imaginação, a observação, o raciocínio, o controlo gestual … capacidades psíquicas que influenciam a aprendizagem.

A criação artística liberta tensões e energias, instaura uma disciplina formativa interna de pensamento e acções e favorece a manutenção do equilibrio necessário para que a aprendizagem se processe sem barreiras e a integração social sem dificuldades

Em nenhum dos ateliers os trabalhos são avaliados. Para o final do ano lectivo, haverá uma exposição colectiva com trabalhos de ambos os ateliers.


Adultos, às quarta-feiras, das 18h30 às 20h00.

Crianças (6-10 anos), aos sábados de manhã, das 11h30 às 13h00.

Jovens, aos sábados de manhã, das 9h45 às 11h15.

Horários

Adultos, às quarta-feiras, das 18h30 às 20h00.

Crianças (6-10 anos), aos sábados de manhã, das 11h30 às 13h00.

Jovens, aos sábados de manhã, das 9h45 às 11h15.