Orquestras


O Conservatório de Música e Artes do Centro oferece a possibilidade de uma aprendizagem inclusiva e diversificada assente em pressupostos de rigor e excelência.
São estes, rigor e excelência, também os pressupostos das diferentes orquestras do CMAC constituídas por alunos e das quais se destacam a Orquestra de Sopros, a Orquestra Sinfónica e a Orquestra de Guitarras.


A Orquestra de Sopros do Conservatório de Música e Artes do Centro surgiu em 2008, a pedido da junta de freguesia de Fátima, que patrocinou a aquisição dos primeiros instrumentos da Orquestra.

Esta Orquestra destaca-se pelo seu espírito de grupo e pela forma metódica e pedagógica com que trabalha, resultando em atuações regulares e de qualidade, dentro e fora da região.Dela fazem parte quase todos os alunos de sopros e percussão do regime oficial e livre do CMAC.

Anualmente realiza o seu estágio que incluem atividades pedagógicas e lúdicas em Sintra ou em Fátima.

Ao longo da sua existência foi dirigida pelos maestros Sérgio Poupado, Flávio Bernal e André Rocha. Desde 2018, está sob a direção do Maestro João Neves. 



A orquestra de guitarras do Conservatório de Música e Artes do Centro é formada por duas orquestras de guitarras que funcionam autonomamente: a orquestra de guitarras de Fátima, orientada pelo Professor Pedro Rufino, e a orquestra de guitarras de Porto de Mós, orientada pelo Professor João Silva.

As orquestras são compostas por alunos do 1.º ao 5.º grau do ensino oficial, mas também por alguns alunos do regime livre que decidiram continuar a frequentar a orquestra depois de terminarem o 5.º grau.
Em algumas ocasiões, as orquestras suprareferidas trabalham em conjunto e formam a orquestra de guitarras do CMAC.

Orquestra Sinfónica

Orquestra sinfonica_2.jpg