Encerramento do Festival de Música de Fátima

27 de June, 2022 | Música

DSC01617.JPG

O Festival de Música de Fátima, que teve início dia 18 de junho, encerrou este fim-de-semana com uma excelente adesão e recetividade da população da região, com a participação de músicos em formação de duo, quarteto, quinteto e ainda em formação orquestral. A abertura deste fim-de-semana foi feita pelo Quinteto de Cordas, composto pelo guitarrista Pedro Rufino, e pelos violinistas Bruno Sousa e Marta Vieira, e Pedro Trigo e Rúben Fernandes na viola-de-arco e violoncelo respetivamente. Seguiu-se o Concerto de Flauta, Clarinete, Piano e Marimba em Ensemble composto pelos músicos Joana Tristão, Marta Xavier, João Bernardo e João Moreira e o Concerto do Duo Heteranyma, um duo dinâmico de acordeão e clarinete com a participação das instrumentistas Catarina Pereira e Catarina Silva.

O Festival de Música de Fátima encerrou com o Concerto Académico, um concerto muito antecipado, com bilhetes esgotados e sala cheia, onde brilharam a Orquestra Juvenil de Fátima dirigida pelo maestro Noé Gonçalves, e da Banda Sinfónica de Fátima dirigida por João Neves.

O encerramento deste evento foi também palco para algumas palavras do Diretor do Conservatório de Música e Artes do Centro Alexandre Rodrigues, com um agradecimento especial ao Exmo. Presidente da Junta de Freguesia de Fátima Humberto Silva e à diretora artística do projeto Joana Tristão. O Diretor aproveitou o momento para agradecer também ao Exmo. Ex Presidente da Câmara Municipal de Ourém  David Catarino, em forma de homenagem, pela parceria e impulsão da extensão do CMAC de Ourém a Fátima, e através da cedência do edifício dos Monfortinos em Fevereiro de 2007 que possibilitou o desenvolvimento do ensino artístico especializado na região centro, em particular Santa Catarina da Serra, São Mamede, Porto de Mós e Batalha. O investimento no edifício que é hoje o Auditório Conservatório de Fátima possibilita também a edificação de projetos ambiciosos como este.

O FMF 2022 encerrou cheio de música e satisfação por um projeto bem sucedido, com prezo e orgulho pela nossa cidade e cultura, no âmbito das comemorações dos 25 anos Cidade de Fátima.