Concerto de Acordeão, integrado na 23ª Semana Internacional do Acordeão, Alcobaça 2019

25 de May, 2019 | Música

acordeao-6.jpg

O concerto de acordeão aconteceu no passado dia 24 de Maio, no auditório do Conservatório de Música de Fátima. Contou com a atuação de Iulian Ciobano e Redpointrio.

Iulian Ciobanu Nasceu a 7 de Fevereiro de 2003, em Chişinau, Moldávia. Iniciou os seus estudos musicais com 5 anos de idade, em outubro de 2008, com a Professora Liubovi Estegneeva, na Escola de Artes Alexei Stârcea, Curso Oficial de Acordeão (teclado de piano). Emigrou em julho de 2013 para Portugal, passando a estudar acordeão de teclado de botões com o Professor Aníbal Freire no Instituto de Música Vitorino Matono desde outubro de 2013. Ganhou vários prémios em diferentes concursos nacionais e internacionais. Exibiu-se em vários concertos nacionais, em Lisboa, no Teatro Ibérico, Museu Nacional do Azulejo, Feira do Livro, Museu de Santo António; também em outros locais de Portugal como Alcobaça, Santiago do Cacém, Barreiro e Avis. O seu êxito mais recente foi num concerto em Mons, Bélgica, que se realizou no mês de Agosto, 2018. Faz parte da Orquestra Típica e Coral de Alcobaça, com a qual participou em vários concertos nacionais desde 2016. Participou também em várias masterclasses com os professores Franck Angelis, Domi Emorine, Roman Jbanov, Olivier Douyez, Gorka Hermosa, Wjatcheslav Semyonov e Alexander Dimitriev.

RedPoinTrio É constituído por Paolo Esposito, Nicola Emanuelle Maggio e Davide di Filippo. O RedPoinTrio tem uma intensa atividade de concertos em toda a Itália, incluindo, no seu repertório, transcrições de famosas sinfonias, aberturas e obras originais para acordeão, inteiramente arranjadas e transcritas pelos seus elementos, de modo a poder aproveitar ao máximo, com o uso magistral de timbres e registros, a policromia. quase orquestral, peculiar, do acordeão.